A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Guy Williams


Artista da televisão americana, protagonizou o Zorro, no famoso seriado que lhe trouxe a popularidade a partir de 1957, época de sua produção pelos estúdios Disney. Em 62 episódios de trinta minutos, viveu o herói que se escondia no disfarce do burguês Don Diego Dela Vega e sempre às voltas com o Sargento Garcia numa Los Angeles ainda dominada pelos espanhóis. Apesar de ter surgido pela primeira vez em 1919 e ser interpretado por grandes astros da tela como Douglas Fairbanks e Tyrone Power, o personagem da máscara negra ficou mais conhecido no Brasil através de Williams.

Na época, o nome Zorro foi a causa de uma pequena confusão na mídia. Quando a TV passou a exibir a série "The Lone Ranger", cujo herói era um pistoleiro mascarado que atirava com balas de prata e montava seu cavalo gritando "aiôu, Silver", deu-se a ele o nome de Zorro. No entanto, alguns anos depois, estreava a série do legítimo Zorro, que ganhou o mesmo nome, obviamente. Daí em diante, passou a ser comum denominar cada herói de Zorro branco e Zorro Negro, diferenciados pela cor do chapéu e vestimenta que usavam.

Na década seguinte, Williams também fez sucesso no papel do professor John Robinson, chefe da família suíça Robinson da era espacial, no clássico da televisão "Perdidos no Espaço" (Lost in Space), ao lado de June Lockhart (da série "Lassie"). Produzido entre 1965 e 1968 para a CBS americana, o seriado também conquistou notável fama entre a juventude dos anos 70 no Brasil. Williams teve algumas participações no cinema, entre elas, "O Príncipe e o Mendigo" (The Prince and the Pauper, 1962) e "Capitão Simbad" (Captain Sinbad, 1963, ao lado de Pedro Armendariz).

Seus pais imigraram da Itália para os Estados Unidos da América logo após a I Guerra Mundial. Estudou na Peekskill Military High School, um colégio militar, mas não era um estudante aplicado e sua maior preocupação era arranjar um emprego. Ao terminar os estudos, começou carreira de modelo fotográfico, pois tinha uma beleza latina e um porte altivo (1,93m de altura) e, posteriormente, como ator. Quando um diretor de elenco se recusou a recebê-lo, por não ter interesse em contratar atores latinos, seu agente, Henry Wilson (o mesmo responsável por nomes como Rock Hudson e Tab Hunter) trocou seu nome de Armando Catalano para Guy Williams.

Como modelo, fez fotos publicitárias, para comerciais de pasta de dentes e cigarros, publicadas em revistas famosas como Vogue e Harper's Bazaar. Durante uma sessão de fotos, conheceu a loura modelo Janice Cooper, com quem se casou poucos meses depois. O casal teve dois filhos: Steve (1952) e Tonia (1958). Williams estudou arte dramática no Neighborhood Theater e, neste tempo, já participava de alguns comerciais para televisão e pontas em programas de TV. Mudou-se para Hollywood, onde fez um teste para a Universal International Studios, ficando sob contrato por um ano, fazendo pontas em filmes policiais e faroestes, além de participações em séries de televisão. A carreira de ator, que estava em início, foi logo interrompida por um acidente, onde o ator, que era um esportista e que gostava de velejar e cavalgar, caiu do cavalo. O acidente o deixou hospitalizado e com uma leve cicatriz no ombro esquerdo. Cansado pelas poucas oportunidades que teve na "Meca do Cinema", Guy voltou para Nova York, onde prosseguiu a carreira de modelo.

Em 1973, Williams recebeu um convite de Isabelita Perón, segunda esposa do presidente argentino Juan Perón, para fazer aparições públicas destinadas a divulgar seus trabalhos beneficentes como primeira-dama. Tendo em vista o sucesso da série Zorro na Argentina, Isabela ofereceu a Guy a quantia que desejasse, livre de impostos, na condição de manter o dinheiro em bancos argentinos. Williams aceitou e viajou para Argentina com a esposa Janice, e o amigo Henry Calvin, o "Sargento Garcia", a quem teria sido feita a mesma oferta. Chegando no aeroporto de Buenos Aires, o ator tomou conhecimento da fama do "Zorro" naquele país. Uma grande multidão se aglomerou por todo caminho do aeroporto até a cidade, saudando o ator, fato que ele nunca deixou sua família ou amigos esquecerem.

Em 1983, Guy Williams sofreu um pequeno derrame, seguido de embolia, causada por hipertensão, e que o deixou hospitalizado. Após um longo período, ele se recuperou, aparentemente sem qualquer sequela. Williams e Araceli se separaram logo depois e Williams desistiu de qualquer oportunidade de voltar à sua carreira de ator. No dia 6 de maio de 1989, seus vizinhos chamaram a policia, pois estavam sentindo um mau cheiro vindo de seu apartamento, localizado no bairro de La Recoleta, Buenos Aires. Ao entrarem, encontraram o corpo do ator, nu, e já em adiantado estado de decomposição, em cima da cama. A polícia informou que as primeiras investigações revelaram que não houve violência física e que, aparentemente, o ator estava saindo do banho quando sofreu uma parada cardíaca fatal. O ator veio a falecer, aos 65 anos, em 6 de maio de 1989.

Veja outra foto de Guy Williams Foto 01 Foto 02


Filmografia
1953: Sangue por Sangue (The Man From the Alamo).....Mais informações
1953: O Aventureiro do Mississipi (Mississipi Gambler).....Mais informações
1955: O Semeador da Felicidade (Sincerely Yours)
1958: A Marca do Zorro (The Sign of Zorro)
1962: Os Valentes Damão e Pitias (Damon and Pythias/Il Tiranno di Siracusa)
1962: O Príncipe e o Mendigo (The Prince and the Pauper)
1963: As Aventuras do Capitão Sinbad (Captain Sinbad)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •