A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Geraldo José de Almeida


Radialista criador de um estilo próprio de locução esportiva, conquistando a fama entre os admiradores do gênero. Durante cinco copas do mundo, a partir de 1958, acompanhou a Seleção Brasileira de Futebol. Aos 17 anos, conseguiu ganhar um concurso para locutor de comerciais organizado pela Rádio Record em 1935, onde compareceram 1000 candidatos. Depois, permaneceu algum tempo no Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Nacional e voltou a São Paulo para ingressar na Rádio Cruzeiro do Sul. Na época, irradiou uma partida entre Paulistas e Cariocas acomodado no telhado do antigo Estádio Palestra Itália, atual Palmeiras.

Geraldo popularizou-se nacionalmente a partir de sua contratação pela Rede Globo, criando expressões como "lindo, lindo, lindo", "que é isso, minha gente", "mata no peito" e baixa na terra", "ponta de bota" e "Seleção Canarinho do Brasil". Apelidou Pelé de Craque Café, Rivelino de Garoto do Parque e Tostão de Mineirinho de Ouro. Fazendo dupla com o comentarista João Saldanha, Geraldo marcou sua carreira com a atuação na Copa do México. Em fase anterior à Globo, o famoso locutor permaneceu por longo tempo nas Emissoras Unidas (Rádio e TV Record de São Paulo), onde apresentou, a partir de 1954, o programa "Mesa Redonda", ao lado de Raul Tabajara. Nos últimos anos de existência voltou a trabalhar na mesma emissora.

Foi ainda presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. Sua gestão foi marcada pela criação do jantar comemorativo, logo em seu primeiro ano comandando a entidade. Em 1976 voltou para São Paulo, para a Rede Record, onde trabalhou de abril a julho. O último grande evento narrado por Geraldo José de Almeida foi os Jogos Olímpicos de Montreal naquele mesmo ano. Casado com Dona Consuelo, teve quatro filhos. Um deles, Luiz Alfredo, seguiu seus passos como narrador esportivo. Em homenagem ao narrador, o Ginásio do Ibirapuera leva o nome de "Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida". Geraldo faleceu aos 58 anos, em 16 de agosto de 1976.

Veja mais fotos de Geraldo José de Almeida

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •