Juliana Didone Nascimento, ou simplesmente Juliana Didone, nasceu em Porto Alegre, no dia 11 de outubro de 1984. Juliana estreou como modelo aos 14 anos, no Japão, onde morou por sete meses. Quando chegou em Tóquio, tudo era diferente do que tinha imaginado: tudo muito caro, teve de ralar bastante, não ganhou tanto dinheiro assim. Antes de "Desejos de Mulher", a atriz havia feito somente dois outros trabalhos. Sua primeira experiência foi o curta-metragem "Fora de Controle", em que viveu a pré-adolescente Mariana. Além disso, aos 12 anos, já havia tomado parte da peça infantil "Caçadores de Aventuras", de Paulo Guerra, no papel da personagem Cléo.

Posteriormente, fez o curso de atores de Daniel Hertz, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na TV em 2002, ao ser escalada para interpretar a modelo Tati da novela "Desejos de Mulher". Em 2003, fez uma rápida participação na novela "Mulheres Apaixonadas". Depois, foi protagonista da temporada 2004 da telenovela teen "Malhação", interpretando o papel da personagem Letícia Gomes da Silva. Além disso, ela também participou da temporada 2005 desta telenovela. Interpretou Baby na novela "O Profeta" onde faz uma adolescente que engravida do namorado. Em 2007, fez uma participação na novela "Paraíso Tropical" como a meia-irmã do personagem Fred.

No ano seguinte, co-protagonizou a novela "Negócio da China". Na trama, reviveu seus tempos de modelo no papel de Maria Celeste. Sua personagem despontava em um triângulo amoroso também composto pelas personagens de Thiago Fragoso e Fernanda de Freitas. Fez também uma participação em "Passione", como a jovem estudante Lia. Em 2013, assinou contrato com a Rede Record e estará na primeira novela do autor Carlos Lombardi na emissora. No folhetim, Juliana dará vida à Leila, "uma mulher que vai arrasar a vida de vários caras", descreveu o criador da história.

11/09/2013 - "Não existe essa disputa de Globo e Record", afirma Juliana Didone
Afastada das telenovelas há dois anos, a atriz Juliana Didone vai estrear na Record em dose dupla, no papel das gêmeas Leila Vergueiro e Maria Clara no folhetim "Pecado Mortal", que marca também o debute do autor Carlos Lombardi na emissora. Com oito novelas da Rede Globo no currículo, sendo uma delas como a protagonista Letícia de "Malhação", em que fez sucesso como a "miss gari", a atriz vê a mudança para a emissora concorrente como um crescimento profissional e "uma oportunidade incrível".

"Vou para onde tiver um bom trabalho. Não existe essa disputa de Globo e Record. Quero ser bem tratada, conviver com pessoas bacanas, ter bons personagens e trabalhar com gente que acredita em mim. O importante, para mim, é com quem vou estar e não o lugar", afirmou Juliana. "Queria trabalhar com o Lombardi, gosto do texto dinâmico, da ação... fui motivada pela oportunidade de interpretar esses dois personagens tão importantes. Não foi uma questão de emissora, mas de oportunidade, de trabalho. Queria fazer parte desse projeto. Fiquei muitos anos na Globo", completou a atriz.

Aos 28 anos, a atriz encara pela primeira vez o desafio de dar vida a duas personagens e tem como meta fugir do estereótipo de bondade e maldade dos gêmeos das novelas. "É um desafio, mas também uma diversão. Tenho uma preparação de dentro para fora. Estou obcecada em observar as pessoas, já que não é uma boa e uma má. Procuro a tranquilidade e a agressividade que existe em mim, em todos nós". Fã de Glória Pires e da novela "Mulheres de Areia" (1993), Juliana reviu alguns capítulos da trama para buscar inspiração nas irmãs Ruth e Raquel. "Tinha 12 anos e amava essa novela. Talvez isso tenha, inconscientemente, motivado a minha carreira na dramaturgia".

Em "Pecado Mortal", Leila é uma mulher decidida, inteligente, que morou em Paris e volta com a missão de conquistar Otávio (Felipe Cardoso). Já Maria Clara é romântica, mas ao mesmo tempo forte. "A Maria Clara é mais extrovertida, a Leila mais misteriosa. Uma é o sal e a outra o açúcar", definiu Juliana. Com apenas 20 capítulos filmados, a atriz vive um misto de ansiedade e insegurança, já que por enquanto só gravou cenas como a ácida Leila. "Busco inspirações nas pessoas nas ruas, homens, mulheres, seja no visual, nos gestos..." Com data marcada para estrear no dia 25 de setembro, às 23h, a novela mostrará a disputa das irmãs pelo amor de Otávio, filho do poderoso bicheiro Michelle (Luiz Guilherme).

Em janeiro, Juliana começa a gravar a segunda temporada da série "Surtadas na Yoga", dos autores Fernanda Young e Alexandre Machado, no GNT, na qual interpreta a homossexual Leda, um trabalho bem diferente de "Pecado Mortal". "Ainda não sei como fazer, mas vou gravar. A produção da novela é muito bacana, afinal são oito meses gravando. Vou tentar conseguir dois dias na semana e fazer 'Surtadas'", adiantou. Antes, a gaúcha estreia na comédia "Meu Passado me Condena", da diretora Julia Rezende, ao lado do humorista Fábio Porchat. No filme, ela vive um casal fake ao lado de Beto (Alejandro Claveaux). O longa foi filmado em um cruzeiro. "Era editado na hora, praticamente ao vivo", contou a atriz. "A vida tem me dado coisas belas mesmo quando parece que nada está acontecendo. Me vejo em construção", concluiu Juliana sobre a nova fase.

Veja outra foto de Juliana Didone


Teledramaturgia
2002: Desejos de Mulher .... Tati
2003: Mulheres Apaixonadas .... Luísa (participação)
2004/05: Malhação .... Letícia
2006: O Profeta .... Baby
2007: Paraíso Tropical .... Fernanda (participação)
2008: Episódio Especial .... Ela mesma Participação especial
2008: Casos e Acasos .... Bianca 14º episódio ("O carro, o e-mail e o rapper")
2008: Negócio da China .... Maria Celeste Moreira de La Riva
2009: Superbonita .... Ela mesma Apresentadora
2009: Xuxa .... Especial de Natal .... Pastorinha Encantada
2010: Passione .... Lia
2011: Aquele Beijo .... Brigitte
2013: Surtadas na Yoga .... Leda
2013: Pecado Mortal .... Leila Vergueiro e Maria Clara


A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

WZ

 
 
 
 
        Juliana Didone        
• fechar janela •