Jamie Lee Curtis nasceu em Los Angeles, Califórnia, no dia 22 de novembro de 1958. Jamie Lee Curtis é filha dos lendários atores Janet Leigh e Tony Curtis. Sua grande chance nas telas surgiu em 1978, ao ganhar o papel de Laurie Strode no filme "Halloween, A Noite do Terror" (1978). Em seguida, tornou-se famosa com interpretações em películas como "Trocando as Bolas" (1983), "Perfeição" (1985) e "Um Peixe Chamado Wanda" (1988).

Apesar dos pais famosos, Jamie era chamada, no início da carreira, de "Rainha do Grito". Vários filmes de terror mais tarde, provou que tinha talento na comédia "Um Peixe Chamado Wanda", de 1988. Seis anos depois, estrelou "True Lies" (1994), com Schwarzenegger, outro grande sucesso. Nascida em uma família famosa e admirada, na intimidade, sua vida nunca foi muito fácil. Os pais separaram-se quando tinha 3 anos e ela foi morar com a mãe. Os problemas de Tony Curtis com álcool e drogas o afastaram da filha. Também viciada, Jamie voltou a encontrar o pai por causa da cocaína e admitiu que os dois usavam a droga juntos. Brigaram novamente em 1984, quando ela decidiu se tratar. Reconciliaram-se em meados dos anos 90.

Desde dezembro de 1984, Jamie é casada com o ator, escritor e diretor Christopher Guest, com quem adotou dois filhos: Annie (1986) e Thomas (1996). Jamie Lee Curtis ficou formalmente conhecida como a baronesa Haden-Guest de Saling no condado de Essex (ou, menos formalmente, Lady Haden-Guest), quando seu marido, Christopher, herdou o título em 1996 com a morte de seu pai.

19/06/2001 • JAMIE LEE CURTIS FALA DE SUA VIDA APÓS HOLLYWOOD
Jamie Lee Curtis já está pensando em sua aposentadoria. Em entrevista à Reuters, a atriz falou de como pretende levar sua vida após o agitada dia-a-dia em Hollywood. Motivada pela convivência com seus dois filhos adotivos, Annie, 14 e Tom, 5 e pelo inesperado sucesso que ela está fazendo como autora de livros ilustrados infantis, Jamie espera poder ajudar cada vez mais em ações socias para crianças. Ela acha que todos deveriam ver o mundo pela ótica dos pequenos, olhar um pouco de baixo para cima. Filha dos atores Tony Curtis e Janet Leigh, ela sofreu seu primeiro trauma aos 4 anos com a separação dos pais. Usando sua fama, Jamie Lee acredita que pode ajudar muito os programas de crianças desaparecidas nos Estados Unidos. Segundo o FBI, são relatados 2.100 novos desaparecimentos todos os dias.

Jamie Lee Curtis apareceu pela primeira vez com sucesso no cinema como a babysitter que é aterrorizada em "Halloween" (1978). Em 1983 veio a comédia "Trocando as Bolas", onde fazia o papel de uma prostituta. Com "Um Peixe Chamado Wanda" o seu primeiro grande sucesso como protagonista. Finalmente em 1994 o reconhecimento ao vencer o Globo de Ouro por "True Lies" onde contracenou ao lado de Arnold Schwarzenegger. Depois da montanha russa de drogas, bebidas, namoros e fama que experimentou nos anos oitenta, Jamie Lee Curtis diz ter encontrado a harmonia junto aos filhos, seu marido, o ator e diretor Christopher Guest e a inspiração como escritora de histórias infantis. Ela espera poder dedicar o resto de sua vida ajudando as crianças e retribuindo tudo o que conseguiu com seu sucesso e fama.

23/09/2010 • Jamie Lee Curtis e Sigourney Weaver usam o mesmo vestido
Na première de “You Again”, Jamie Lee Curtis e Sigourney Weaver chegaram usando o mesmo vestido. Ambas as atrizes usaram o vestido azul-turquesa de cetim, com um ombro só, da grife David Meister. Poderia ser um grande mico se não fosse uma brincadeira das amigas. A mesma situação embaraçosa acontece no filme que elas estavam promovendo e por isso, reproduziram a cena no tapete vermelho. No filme, Sigourney diz: “Rápido, alguém liga para a revista Us Weekly e descubra Quem Vestiu Melhor?”. Na sua opinião, quem foi?

24/09/2010 • Jamie Lee Curtis critica obsessão de Hollywood com a imagem
A atriz Jamie Lee Curtis diz que há uma "conspiração" em Hollywood para obrigar as atrizes mais velhas a recorrem a cirurgias estéticas. "Toda a gente diz que para arranjar trabalho é preciso pintar o capelo e recorrer ao botox", afirmou a atriz de 51 anos. "É uma conspiração, uma catástrofe completa". "De alguma forma estamos sendo levados a acreditar que para podermos continuar a interpretar temos de fazer isto. E no entanto, as pessoas estão sendo desfiguradas. É chocante ver o que as pessoas estão fazendo com suas caras", disse. "Há pessoas que, quando aparecem na tela, provocam um murmúrio audível de “Oh meu Deus! Está terrível!”, acrescentou.

01/08/2013 • Jamie Lee Curtis sofre acidente em LA; Jodie Foster ajuda no resgate
A atriz Jamie Lee Curtis se envolveu em um sério acidente de carro, em Los Angeles, Califórnia, na costa oeste dos EUA. E acabou levada a um hospital após ter sido resgatada, como em um filme, pela colega de profissão e amiga Jodie Foster. O acidente, envolvendo uma BMW e uma van - na qual Curtis era passageira -, ocorreu em uma avenida movimentada do bairro de Venice. Assim que aconteceu a batida, a atriz de 54 anos telefonou para a amiga, que chegou ao local em poucos minutos, de acordo com uma testemunha. Curtis não sofreu graves ferimentos e, após uma rápida passagem pelo hospital, voltou para casa. Houve, no entanto, mais uma vítima ferida, que segue internada no local.

Veja outra foto de Jamie Lee Curtis


Filmografia
1978: Halloween, A Noite do Terror (Halloween)
1980: A Morte Convida para Dançar (Prom Night)
1980: A Bruma Assassina (The Fog)
1981: Enigma na Estrada (Roadgames)
1981: Halloween II, o Dia das Bruxas (Halloween II)
1982: Três Vidas em Conflito (Money on the Side)
1983: Trocando as Bolas (Trading Places)
1984: A Volta por Cima (Grandview, U.S.A.)
1985: Perfeição (Perfect)
1986: Num Certo Verão (As Summers Die)
1988: Um Peixe Chamado Wanda (A Fish Called Wanda)
1989: Jogo Perverso (Blue Steel)
1992: Meu Primeiro Amor (My Girl)
1992: Eternamente Jovem (Forever Young)
1993: Paixão Assassina (Mother's Boys)
1994: True Lies (idem)
1994: Meu Primeiro Amor - Parte 2 (My Girl 2)
1995: Lembranças de Uma Paixão (The Heidi Chronicles)
1995: As Crônicas de Heidi (The Heidi Chronicles)
1997: Ferocidade Máxima (Fierce Creatures)
1997: Três Sócios Duvidosos (Homegrown)
1997: Uma Família Quase Perfeita (House Arrest)
1998: Vírus (Virus)
1998: Halloween H20 - Vinte Anos Depois (Halloween H20: Twenty Years Later)
2000: Quem Não Matou Mona? (Drowning Mona)
2001: O Alfaiate do Panamá (The Tailor of Panama)
2001: Tudo em Família (Daddy and Them)
2002: Halloween: Ressurreição (Resurrection)
2003: Sexta-Feira Muito Louca (Freaky Friday)
2004: Um Natal Muito, Muito Louco (Christmas with the Kranks)
2008: Perdido pra Cachorro (Beverly Hills Chihuahua)
2010: Você de Novo (You Again)
2014: Veronica Mars: A Jovem Espiã (Veronica Mars)


A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

WZ

 
 
 
 
        Jamie Lee Curtis        
• fechar janela •