Helena Ranaldi Nogueira, ou simplesmente Helena Ranaldi, nasceu em São Paulo, no dia 24 de maio de 1966. Aos dez anos, já mostrava seu interesse artístico brincando de atriz no espelho da mãe. Mais tarde, começou a fazer trabalhos como modelo e alguns comerciais de televisão. Essa carreira tomou um rumo mais sério quando ela foi classificada entre as cinco finalistas do concurso Supermodel of the World — etapa Brasil, de 1989, promovido pela Class Modelos e pela Ford Models americana (o primeiro lugar desse mesmo ano ficou com a modelo Adriana de Oliveira).

Com o dinheiro que ganhou, fez um curso de teatro. Já com 23 anos, mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro, a fim de seguir carreira artística.Helena Ranaldi diz que está atravessando uma fase bastante importante em sua trajetória, na qual se destacam as delícias da maternidade, o fato de se sentir livre depois de dez anos de casamento com o diretor Ricardo Waddington e os novos rumos da carreira.

Helena Ranaldi está com tudo em cima. A bela chegou aos 40 anos com um corpo para nenhum marmanjo botar defeito e para menininhas morrerem de inveja. A atriz que viveu a personagem Márcia, em "Páginas da Vida", posou usando roupas bem sensuais para a capa da revista Estilo de Vida. Helena contou à revista com exclusividade que hoje é uma mulher madura e que pretende passar dos 100 anos. Também pudera, a morena faz exercícios diários e os considera essenciais para que as coisas fluam em sua vida. Pelo visto, o namoro com o cantor e compositor Max Sette está pra lá de bom, já que a quarentona se considera uma mulher solta e feliz atualmente.

Em seu primeiro trabalho, no ano de 1990, Ranaldi interpretou Stefânia, na novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão", ainda pela antiga Rede Manchete. No ano seguinte, ainda faria outra novela na emissora, "Amazônia", antes de transferir-se para a Rede Globo. Em 1992, já contratada pela Rede Globo, interpretou Nina em "Despedida de Solteiro". Um ano depois, durante as gravações da telenovela "Olho no Olho", conheceu o diretor Ricardo Waddington, com se casou. Dessa união nasceu o único filho da atriz, Pedro.

Em 1996, chegou a apresentar o "Fantástico" ao lado de Pedro Bial, e, em julho, recebeu o convite para atuar na telenovela "Anjo de Mim", dirigida pelo então marido, despontando em um dos personagens centrais. Em 2000, inicou trabalhos com o autor Manoel Carlos: "Laços de Família" (2000), "Presença de Anita" (2001) e "Mulheres Apaixonadas" (2003), como a professora de Educação Física Raquel, que se envolve com um aluno do colégio em que trabalha, e também foge do ex-marido agressivo, autor de vários espancamentos sofridos por ela.

Em 2002, foi a protagonista da novela "Coração de Estudante", em que viveu a jovem advogada Clara e, em 2004, participou da minissérie "Um Só Coração", como a judia Lídia. Em "Senhora do Destino", fez a empresária Yara, e em "Páginas da Vida", fez Márcia. Em 2008, viveu a atormentada Dedina, em "A Favorita". Nesse mesmo ano, estreou nos cinemas com o longa "Bodas de Papel". Em 2010 a atriz estreia na série teen "Malhação", onde interpreta a diretora do colégio Primeira Opção, Tereza. Seu último trabalho na televisão foi em 2012, quando interpretou Chiara Passarelli em "Fina Estampa".

26/09/2013 - Helena Ranaldi brinca sobre a novela de Manoel Carlos: 'Não vou apanhar de novo'
Helena Ranaldi, umas das queridinhas de Manoel Carlos, vai fazer a seu quinto papel em tramas do autor na próxima novela das nove da TV Globo. A atriz se prepara para encarnar a maestrina e pianista Verônica na novela "Em Família". "Maneco foi responsável pela minha realização como atriz", declarou Helena, que fez grande sucesso ao interpretar a Raquel de "Mulheres Apaixonadas", a professora agredida com uma raquete pelo marido, Marcos (Dan Stulbach).

A artista contou que a personagem Verônica terá uma relação conflituosa com o marido, interpretado por Gabriel Braga Nunes: "Ela é muito apaixonada por ele e em nome da paixão e admiração profissional aceita certas coisas", e em seguida faz piada, recordando o antigo papel: "Mas não vou apanhar de novo, não. Espero que não!".

Para aprender a reger uma orquestra no ficção, Helena Ranaldi passou dois dias num workshop com o maestro João Carlos Martins: "João Carlos me botou para reger a orquestra que ele fundou (a Bachiana Filarmônica) durante um ensaio. Morri de vergonha, mas pensei: como terei de passar por isso na novela, me joguei. Fiquei muito emocionada".

Helena continuou: "Aprendi que o maestro rege segundos antes de a música ser tocada. Tem que saber ler partitura. Eu não sei, leva anos. Vamos receber as músicas com antecedência para estudar e passar credibilidade. Acredito que terei um dublê. João Carlos comemorou a chance de a música clássica ser divulgada e democratizada por meio da novela".

A atriz que participou da novela "Fina Estampa" em 2012 é mãe de Pedro, de 15 anos, fruto de sua união com Ricardo Waddington. Aos 47 anos, ela não pensa em ter mais filhos: "Não estou casada e acho muito pouco provável outro filhos". Helena contou ainda que está feliz por ter voltado a encarar uma universidade: "Estou fazendo um curso de pós-graduação na PUC-Rio de Arte e Filosofia. Já estou no segundo período e gostando muito. É algo muito bacana e tem me dado muito prazer".

Veja outra foto de Helena Ranaldi


Teledramaturgia
1990: A História de Ana Raio e Zé Trovão .... Stefânia
1991: Amazônia .... Andréa
1992: Despedida de Solteiro .... Nina
1993: Olho no Olho .... Malena
1994: Quatro por Quatro .... Suzana Sales / Mércia
1995: Explode Coração .... Larissa
1996: Anjo de Mim .... Joana
1999: Andando nas Nuvens .... Lídia Libion
2000: Laços de Família .... Cíntia
2001: Presença de Anita (minissérie) .... Lúcia Helena
2002: Coração de Estudante .... Clara Gouveia
2003: Mulheres Apaixonadas .... Raquel Martins
2004: Senhora do Destino .... Yara Steiner
2004: Um Só Coração (minissérie) .... Lídia Rosemberg
2005: Carga Pesada (seriado) .... Vitória
2006: Páginas da Vida .... Márcia
2008: A Favorita .... Dedina Barreto
2010: Malhação .... Tereza Marins
2012: Fina Estampa .... Chiara Passareli


A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

WZ

 
 
 
 
        Helena Ranaldi        
• fechar janela •