Gary Sinise •

 
 

Gary Sinise, nome artístico de Gary Alan Sinise, nasceu em Blue Island, Illinois, EUA, no dia 17 de março de 1955. Gary Sinise nasceu em Blue Island mas sua família mudou-se para Highland Park, onde ele cursou o ensino médio. No estilo rebelde, tocava em bandas dava pouca atenção para a escola. Ele acredita que seu amor pelos palcos nasceu graças à sua professora de teatro, Barbara Patterson. Em 1974, Gary, Terry Kinney e Jeff Perry fundaram a Companhia de Teatro Steppenwolf de Chicago. Inicialmente atuando em um porão da igreja, a companhia cresceu e ganhou importância na área de Chicago.

Gary Sinise tornou-se conhecido por seu papel como o detetive Mac Taylor na série "CSI: New York". É também guitarrista de uma banda denominada Lieutenant Dan Band que atua em prol da caridade e de associações sem fins lucrativos, onde toca baixo. Tenente Dan era o nome do personagem de Gary no filme "Forrest Gump", onde contracenou com Tom Hanks e fez o papel do amigo salvo por Forrest durante a Guerra do Vietnam. No filme "Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo" (1995), Gary Sinise interpretou o piloto da Apollo 13 original, Ken Mattingly. Coincidentemente, Ken Mattingly nasceu no mesmo dia e mês, 17 de março de 1936.

Gary Sinise se destaca como um ator reconhecido nas áreas de cinema, teatro e televisão. Prova disso são as suas numerosas nomeações e prêmios recebidos: um Academy Award pelo papel de Tenente Dan em "Forrest Gump - O Contador de Histórias", 3 nomeações e um Golden Globe pelo papel principal em "Truman", duas nomeações e um Emmy por fazer o protagonista de "O Homem Que Vendeu Sua Alma", além de diversas nomeações e premiações por sua atuação no cinema e no teatro. Gary mora atualmente em Los Angeles com sua esposa, a atriz Moira Harris, e seus três filhos.

11/09/2011 • Como 11/09 mudou minha vida - Gary Sinise
Mais conhecido por seus papéis como veterano da Guerra do Vietnã Lt. Dan em 'Forrest Gump', e o astronauta Ken Mattingly em 'Apollo 13', Gary Sinise tem atuado como Det. Mac Taylor de 'CSI: NY' desde 2004. O show da CBS decidiu homenagear o 10 º aniversário do 11 de setembro com um episódio especial em 23 de setembro que revela como Taylor perdeu sua esposa no mesmo dia da tragédia nacional. Sinise, detentor da Presidential Citizen’s Medal (Medalha presidencial do Cidadão) e que se envolveu em numerosos projetos realtivos ao 11 de setembro, nos contou sobre o episódio e o que 11/09 significa para ele.

Conheci Anthony Zuiker, o criador de "CSI: NY", em 2004. Sempre esteve em sua mente que o meu personagem, Mac Taylor, seria um cara envolvido pessoalmente no que aconteceu no Marco Zero, e também alguém que perdeu um ente querido lá. E ao longo dos anos, eu estava lançando uma ideia para os escritores e os nossos showrunner sobre fazer um episódio que focaria no aniversário de 11/09 e apresentaria o Brooklyn Wall of Remembrance. No final da temporada passada, não tínhamos certeza se iríamos estar voltando ou não, mas quando nos depedimos dissemos: "Se realmente voltarmos, a estreia da temporada tem que ser este episódio já que é a décimo aniversário do 11 de setembro. É hora de fazer esse episódio."

Eu sempre tenho um certo medo de que qualquer coisa pode acontecer. É um mundo perigoso. Se eu ainda tenho medo que isso aconteça novamente? Sim, eu tenho. Eu conheço muitos líderes militares que conhecem muitos bandidos que estão muito determinados a tentar fazer mal para os Estados Unidos. Nós temos sorte em termos pessoas que vivem 24 horas por dia, sete dias por semana, para impedir que isso aconteça novamente. Na idade de 18 anos, Gary Sinise co-fundou o Steppenwolf Theatre Company of Chicago. O retrato de Sinise como Lt. Dan no filme vencedor do Oscar, "Forrest Gump", lhe rendeu indicações ao Oscar, um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild Award. Ele também estrelou em Apollo 13, Ransom, e muitos outros filmes. Ele recebeu indicações ao prêmio Tony por atuar e dirigir. Em 2008, Sinise recebeu a Presidential Citizens Medal, a segunda maior honra civil concedida aos cidadãos por ações exemplares realizadas em serviço da nação. Ele é apenas o segundo ator, e um de apenas 110 pessoas na história, à receber a honra. Ele atua como Det. Mac Taylor em "CSI: NY" desde 2004.

26/11/2012 • O que você não sabe sobre Gary Sinise
Caso “CSI: NY” é a sua paixão, então o que vamos te contar vai alegrar o seu dia. O famoso detetive Mac Taylor conquistou a simpatia de todos os fãs do drama policial, então te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do ator que integra o elenco desta conhecida série: Gary Sinise. Com 56 anos, o ator Gary Sinise pode apresentar um grande currículo de atuações... Com 29 anos de experiência ininterrupta, muitos não sabem que Gary, além de ser ator, é também diretor de cinema e músico. Nada mal, não é? De origem italiana e nascido no estado de Illinois, Sinise é filho de um conhecido diretor de cinema chamado Robert L. Sinise. Desde muito jovem se interessou pelas artes dramáticas, estudou em Nova Iorque e junto a dois amigos fundou a companhia de teatro Steppenwolf, lugar onde aperfeiçoou suas técnicas de atuação e de direção.

Sinise apareceu em diversos filmes como “Miles from Home” junto a Richard Gere, “Of Mice and Men”, “Apollo 13” e em uma de suas melhores atuações junto a Tom Hanks no sucesso de todos os tempos: “Forrest Gump”. Além de ser ator Gary também emprestou a sua imagem para diversas propagandas políticas e para instituições de caridade. Seu trabalho no Museu de Veteranos da Guerra do Vietnã lhe rendeu diversos reconhecimentos, e sua banda “Teniente Dan” se dedica a fazer apresentações em prol de fundos para os veteranos de guerra dos Estados Unidos. É um grande admirador de John Steinbeck, e gosta de jogar golfe. Sinise está casado desde 1981 com Moira Harris, com quem tem três filhos: Sophie Anne, Michael Alexander e Ella Jane. É o dono orgulhoso de dois gatos e um cão. Desfrute da maravilhosa atuação de Gary Sinise, assistindo “CSI: NY”.

14/06/2013 • Gary Sinise: o Tenente Dan para sempre
O ator Gary Sinise, famoso como o Detetive Mac Taylor em “CSI: New York”, protagonizou numerosos programas de televisão e filmes, mas há um papel que ainda o acompanha há quase 20 anos: o Tenente Dan. Sinise, um experiente defensor dos veteranos americanos, afirma que seu papel de veterano da guerra do Vietnã, amputado duplamente no icônico filme no qual foi indicado como melhor ator coadjuvante, "Forrest Gump", mudou sua vida para sempre. Além da fama instantânea que obteve em seguida, disse que iniciou um relacionamento com os veteranos com necessidades especiais e com os feridos. “Percebi desde o primeiro momento que esse personagem em particular tinha sido visto por muitas pessoas da comunidade militar e que significava algo para elas”, afirma Sinise. “Esse personagem em especial é maior que um filme de verdade” completou.

O personagem de Sinise permitiu a ele estabelecer um laço espetacular com a comunidade militar e explica que seu interesse em ajudar os veteranos começou muito antes que ele fosse conhecido como o tenente Dan no aplaudido filme, ganhador de 6 Oscar. Contou a história na primeira vez que visitou um hospital militar: “Comecei a caminhar entre eles, saudando-os e via seus rostos queimados... notava-se que haviam atravessado a guerra. Eles começaram a me procurar, reconhecendo-me como o tenente Dan. Os rostos mudaram e começaram a falar comigo sobre meu personagem e esse tipo de coisas. Suas fisionomias mudaram, suas atitudes mudaram, tudo mudou”, completou.

Graças à acolhida que teve seu papel em "Forrest Gump", Sinise decidiu criar uma fundação dedicada a ajudar os veteranos e atualmente está trabalhando nela, ajudando os veteranos de guerra na difícil transição de suas habilidades militares para carreiras civis. Inclusive montou uma banda à qual deu o nome de Liutenant Dan Band.“Procuro as comunidades militares e promovo eventos a fim de arrecadar fundos e esse tipo de coisas com a banda, porque sei que a música pode ajudar a fazer um monte de coisas. É possível unir as comunidades, elas ficam se conhecendo... e se divertem”, diz Sinise, acrescentando que já desenvolveu essa atividade em muitas bases militares, tantas que até perdeu a conta.

Veja outra foto de Gary Sinise


Filmografia
1984: Segredos de Família (Family Secrets)
1989: O Valor da Vida (My Name Is Bill W.)
1992: Ratos e Homens (Of Mice and Men)
1992: Noites Calmas (A Midnight Clear)
1993: Dias Amargos (Jack the Bear)
1994: Forrest Gump - O Contador de Histórias (Forrest Gump)
1995: Truman (idem)
1995: Ciladas da Sorte (Albino Alligator)
1995: Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (Apollo 13)
1995: Rápida e Mortal (The Quick and the Dead)
1996: O Preço de Um Resgate (Ransom)
1997: O Homem Que Vendeu Sua Alma (George Wallace)
1998: Olhos de Serpente (Snake Eyes)
1999: Encontro dos Campeões (That Championship Season)
1999: Fúria Urbana (All The Rage)
1999: À Espera de um Milagre (The Green Mile)
2000: Jogo Duro (Reindeer Games)
2000: Missão Marte (Mission to Mars)
2002: Impostor (idem)
2002: Bastidores da Guerra (Path to War)
2003: Revelações (The Humain Stain)
2004: Os Esquecidos (The Forgotten)
2004: O Golpe (The Big Bounce)
2006: O Bicho Vai Pegar (Open Season)


A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

WZ

 
 
 
 
• fechar janela •